quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os musgos do carvalhal português | Ciência Viva no verão 2013

Os briófitos (musgos, hepáticas e antóceros) desempenham um papel muito importante nos ecossistemas, são considerados bons indicadores da qualidade dos habitats e da sua funcionalidade ecológica. Criam condições para a acumulação de húmus, estabilização do solo, para a fixação e germinação de sementes, servindo de alimento e protecção para diversas espécies de animais.
Estes organismos podem ser encontrados numa infinidade de ecossistemas do árctico ao antárctico, como desertos, no cume de montanhas, em florestas, entre outros habitats. Podem desenvolver-se sobre solo, rochas, árvores, na água, em grutas ou em substratos artificiais, como telhados e muros.
O objetivo desta ação é a observação da diversidade destes organismos na região de Casével, local da maior população conhecida em Portugal de Zygodon forsteri (Dicks. ex With.) Mitt. uma espécie da lista vermelha Portuguesa e de muitos países (fotografia da população: http://www.arkive.org/knothole-moss/zygodon-forsteri/image-A23700.html). Vão ser observadas diferentes espécies de briófitos e outros organismos (líquenes, fetos, arbustos e árvores) nos seus habitats onde o participante da acção vai descobrir um mundo diferente a uma escala mais pequena que passa muitas vezes despercebido.

Data: 17 DE AGOSTO


Itinerário: Percurso em Casével, numa região de carvalhal.
Local e hora de encontro: Em frente à capela de Santo António, Casével, 17 de Agosto, 9 horas Latitude: 39.391041°; Longitude: 8.589711° - 39°23'27.75"N; 8°35'22.96"W
Indicações especiais: Vestuário e calçado confortável adequado à estação do ano.
Concelho: Santarém
Duração máxima: 2h 30 m
Número máximo de participantes: 35
Inscrição prévia obrigatória